quinta-feira, 23 de junho de 2011

Tertúlia Fafense| nº 4 | Jorge Oliveira



O convidado da Tertúlia Fafense é Jorge Manuel Marques de Oliveira, nascido a 2 de Dezembro de 1965, em Viana do Castelo, encontra-se a viver no Porto há 17 anos. Ao nível académico frequentou o Curso Superior de Enfermagem, na Escola Superior de Enfermagem de Viana do Castelo, onde obteve a média de 16 valores e pelo qual obteve o prémio CADEM (atribuído ao melhor aluno).
Já, no Porto, frequentou várias formações, nomeadamente: a Licenciatura em Enfermagem na Comunidade, com a média de 16 valores, na Escola Superior de Enfermagem da Cidade do Porto. Entretanto, concluiu o Curso Superior de Gestão e Administração de Empresas no ISAG. Paralelamente, e por ser um apaixonado pela Arte, frequentou vários cursos de teatro, nomeadamente: Curso Profissional no Seiva Trupe, sob direcção de Cláudio Luchesi e o  Curso de Teatro no Teatro de la Contaminazione – Roma (Itália), sob direcção de Cristine Cibilis.
Em 1994 fundou o Espaço t – Associação Para Apoio à Integração Social e Comunitária, uma instituição que preconiza a integração de pessoas com problemas e pessoas ditas “normais”, através da Arte.
É Presidente e Director desta Associação há 11 anos, onde para além de exercer as funções inerentes ao seu cargo, foi responsável por vários projectos, nomeadamente: Presidente dos quatro Congressos Internacionais, realizados por esta Instituição: “ A Arte pode ser Terapêutica?”; “ O Onirico, a Arte e a Terapia”; “O Silêncio, o Ruído e Tudo o Resto”; “Sexo, Arte e Terapia”.
É, também, o Director e Editor da Revista Con(tacto), revista oficial da Associação, tendo já doze números publicados.
Foi o responsável de vários projectos de índole social e cultural, nomeadamente: exposições de Arte Pública, Festivais de Teatro, entre outros.
Paralelamente, ministra acções de formação e conferências em todo o País sobre inúmeros temas ligados a esta área.
Em 2005 publicou o seu primeiro livro, intitulado “Os Ditos Normais”, publicado pela Editorial Minerva.
Encontra-se, neste momento, a frequentar o Doutoramento de Psicologia, na área de Investigação de Psicopedagogia Criativa, na Universidade Fernando Pessoa.
Para Jorge Oliveira, a Arte é a linguagem das emoções e essa é a arma que usa para ajudar a construir um mundo melhor e mais incluso.


Sem comentários:

Enviar um comentário